Construir uma carreira de sucesso requer paciência, dedicação, muito estudo, talento e claro, um pouco de sorte. Nem sempre sabemos a decisão certa a tomar e podemos errar muito até alcançar estabilidade na carreira. Mas existem algumas dicas bem simples que podem facilitar e agilizar este caminho.
1. Evite fazer barulho
Se deseja falar com alguém que está a uma certa distância, não grite. Vá até ele. ”Locais barulhentos geram os mais altos níveis de stress, além de dor de cabeça e falta de concentração. Bastam três horas nesse tipo de ambiente para sua capacidade de resolver tarefas mentais ficar duas vezes menor”, atesta Regina Picus, diretora da Top Quality, empresa especializada em ética e comportamento profissional.
2. Não faça sempre o que gosta, mas goste sempre do que faz
Sua missão é a grande responsável pela sua realização no trabalho. Se você tem uma e gosta dela, consegue lidar bem com as coisas que fazem parte do trabalho e não a agradam, de acordo com Waldez Ludwig, presidente da consultoria de gestão empresarial VL3 Aprendizagem e autor da vídeo-palestra Como Ter Trabalho num Mundo sem Emprego.
3. Durma o suficiente
”Pesquisas mostram que nem sempre o sono acumulado é compensado numa outra noite, o que põe em risco sua produtividade e seu emprego”, afirma Jorge Matos, consultor e diretor da Dimensão Consultoria e Educação e representante da Thomas International, empresa inglesa especializada em comportamento profissional.
4. Saia de casa pronta para mudar qualquer coisa para melhor
Se, pela manhã, alguém lhe perguntar aonde vai, em vez de responder para o batente, diga: ”Vou fazer algo bem feito”. É saudável para a auto-realização e a auto-estima”, diz Waldez Ludwig.
5. Aprimore o seu inglês
Aposte em cursos, veja filmes sem legenda, leia livros em inglês. Também não descuide do português – cada traição com a língua mãe abala a sua credibilidade.
6. Seja educada
Fale bom-dia, boa-tarde, obrigada, por favor… Não economize esse tipo de gentileza.
7. Cumpra prazos e respeite horários
No mínimo, em consideração aos outros. Além disso, quanto mais disciplinada você for, mais tempo livre terá. E só falte ao trabalho em último caso: a cultura de arranjar um atestado médico ficou no passado.
8. Se não souber, diga ”não sei”
”Hoje, gerentes ou líderes de setor preferem que você seja sincera e ética a se comportar como a dona da verdade, o que é impossível, não convence ninguém”, afirma Waldez Ludwig.
9. Não seja workaholic
Já parou para pensar que raramente as boas idéias surgem quando você está exausta? Tenha o seu tempo de lazer e descanso. E lembre-se: tire sempre sua hora de almoço. Além de a alimentação ser um combustível, você merece essa pausa. ”Se sobrar tempo para ligar para uma amiga ou apreciar uma vitrine de loja, não hesite em fazer. Muitas vezes, para se concentrar, você deve se descontrair”, diz Regina Picus.
10. Aposte no seu aprimoramento profissional
Nunca cometa o erro de pensar que o seu está pronto ou completo. Quanto mais enriquecido com cursos, trabalhos e atividades extra-curriculares, melhor para você. ”Ele deve conter também datas e referências recentes”, avalia Jorge Matos. Por isso, não pare de estudar.
11. Seja humilde sem se humilhar
”É uma característica dos talentosos, que sabem pedir perdão ao mesmo tempo em que não deixam ninguém massacrá-los”, ressalta Waldez Ludwig. Se a sua autoconfiança e o seu amor-próprio estão sendo abalados, o diálogo é um bom reparador.
12. leve o problema à chefia junto com uma solução
”Seu superior vai perceber quanto você é intuitiva e prática na administração de conflitos”, avisa Regina Picus.
13. Lute contra a timidez
Que tal começar por escolher um dos assentos da frente no auditório quando for assistir a uma apresentação? Ou um lugar um pouco mais próximo do seu chefe (não, ele não morde!) na mesa de reuniões? Mas o contrário também é prejudicial, portanto cuidado com o exibicionismo, com a supervalorização da sua imagem e do seu talento. ”O bom marketing pessoal só vai levá-la a bons lugares se for verdadeiro, porque, se não for, vão logo descobrir que você é uma farsa”, alerta Alfredo Passos, no livro Carreira e Marketing Pessoal (Negócio Editora).
14. Não transforme a hora extra numa rotina
Muitas vezes o que está por trás do serão não é o excesso de tarefas, mas a má administração do tempo, a falta de concentração e a desorganização individual.
15. Preste atenção naquilo que veste
Estudos indicam que as roupas são um espelho do seu humor. Sendo assim, as pessoas tendem a pensar que sua vida está desorganizada se você se apresenta mal-arrumada.
Fonte: M de Mulher