(Vestibular 2011)

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Twitter no Trabalho – 10 Dicas para você

Especialista em comportamento corporativo, Daniela do Lago, fala aos fãs do Twitter sobre o que é permitido e o que não se deve fazer.
Quem já não consegue viver sem “twittar” pelo menos meia dúzia de mensagens por dia nem sempre avalia os impactos que o uso desta rede social pode trazer para carreira. Nada demais em aderir a esta nova onda, o perigo, no entanto, é perder a noção de alguns limites. Afinal, os “twits” de agora estarão nos computadores de dezenas (ou centenas e quem sabe até de milhares) de pessoas em questão de minutos. Fica difícil então dizer ao chefe que não teve tempo de concluir aquele relatório quando o twitter entrega dezenas de mensagens postadas na tarde anterior. O conteúdo de cada perfil pode ser outro problema. Da mesma forma que nem sempre se pode dizer tudo que vem a mente, também deve-se tomar cuidado para não twittar frases muito reveladoras ou de mal gosto.

O novo “queridinho virtual”, ao mesmo tempo em que se configura como eficaz ferramenta de comunicação, inclusive para o ambiente empresarial, pode ser um grande foco de distração para os funcionários ou uma vitrine para entregar pessoas inconvenientes. Para a especialista em comportamento corporativo e professora da Fundação Getúlio Vargas, Daniela do Lago, o segredo para o bom uso do Twitter é adotar uma postura adequada aos padrões da empresa e abusar do bom senso. Veja 10 dicas da especialista para twittar sem errar.

1- O Twitter é ambiente público

O Twitter é uma ferramenta veloz e tem largo alcance. Por isso, pense bem antes de postar uma mensagem. O que se “twitta” ganha grande visibilidade e a repercussão é sempre amplificada. Estamos expostos, tanto para admiração como para críticas: lembre-se disso.

2- Opiniões fortes sobre assuntos polêmicos

No Twitter, são naturais as discussões de ideias. É sempre bom, no entanto, tomar cuidado com comentários sobre temas polêmicos – como religião, política e opções sexuais. Cada ser humano tem seus valores e uma opinião extremada pode ferir os valores de alguém. Cuidado com as animosidades desnecessárias.
3- Cuidado para não ser mal interpretado

Evite muitas abreviações. Apesar de permitir apenas 140 toques, não é necessário espremer tudo em uma mensagem. Sempre considere o que os demais irão entender. Escrever para si não funciona e pode gerar muitos conflitos. Evite ser mal interpretado.

4- Fofoca que sufoca

A fofoca nunca é recomendada. Um fofoqueiro dificilmente será promovido por não ser bem quisto pelos demais. Não fale de ninguém. Ninguém ganha pontos ao ficar depreciando uma pessoa. Você acaba sendo visto como aquele que vive falando mal dos outros, e estraga a própria imagem.

5- Cuidado com os desabafos

O Twitter pode ser usado como um canal pelo qual os profissionais desabafam de modo informal sobre acontecimentos da empresa. Um desabafo pode ser mal interpretado por um colega e, no futuro, ser usado contra aquele que desabafou.

6- Pense bem antes de escrever informações da empresa

Fique atento. Às vezes uma informação simples para você, pode causar sérios prejuízos à empresa. A executiva de uma grande indústria de beleza confidenciou um caso interessante: ela possui Twitter e “segue” vários profissionais de empresas concorrentes. Certa vez, um comentário de uma dessas pessoas lhe chamou a atenção. De acordo com ela, a concorrente afirmava estar, naquele momento, em um órgão do governo para conseguir autorização de venda de um novo produto. Sabendo disso, a executiva agilizou o processo interno de sua empresa e antecipou o lançamento de um produto similar antes que a concorrência obtivesse tal licença. Sem essa informação, talvez isso não ocorresse.

7- Foque em informações gerais

Evite escrever informações precisas sobre o que se está fazendo, mesmo que seja essa a proposta inicial do Twitter. Dependendo da profissão, isso pode gerar problemas. Profissionais que trabalham em casa, por exemplo, perdem a credibilidade se disserem que dormiram até mais tarde ou foram passear.

8- Excesso de exposição

Tenha cuidado ao exibir fotos na web. Nem todas as imagens da última festa na empresa devem ter link no seu Twitter, afinal, alguém pode ver e não gostar (um futuro empregador, por exemplo). Além disso, as pessoas que estão na foto também podem não querer ver suas fotos publicadas na web.

9- Não fale mal do próprio emprego

Não se deve falar mal da empresa na internet em hipótese alguma. Além de ser horrível, tal atitude acarreta perda de respeito e confiança das pessoas com quem se está interagindo. Claro que um comentário ocasional não vai provocar grandes estresses. Mesmo assim, fique atento. Se não conseguir se “conter“, pense e procure escrever frases muito abertas de forma que ninguém possa ligar os fatos à empresa.

10- Não ligue para seus críticos

Estamos expostos no Twitter, tanto para admiração, quanto para críticas. Os críticos fazem parte da vida, algo que todos temos de encarar. A única maneira de se evitar críticas é vivendo uma vida isolada – o que, definitivamente não ocorre ao se usar o Twitter. Lembre-se, o comentário que seus seguidores adoram pode irritar outras pessoas e, por mais que tentemos evitar, sempre haverá alguém para nos criticar.



Fonte: Carreiras
Foto: Divulgação do Site www.google.com/imagens

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dicas de um profissional

Cargo de liderança exige cuidados básicos

Max Gehringer é um profissional que iniciou a sua carreira bem-sucedida como office-boy e, após completar a sua graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, passou a ser bastante cobiçado por empresas renomadas, chegando até a ficar entre os cinco finalistas do prêmio “Top of Mind”, na categoria palestrante. Apesar do sucesso alcançado, Gehringer deixou de ser executivo para escrever livros e colunas, além de ministrar palestras sobre o ambiente coorporativo, entre outros temas.

No mês de fevereiro/2010, o administrador abordou dicas interessantes sobre liderança no caderno “Talento & Sucesso”, do jornal Diário de São Paulo. As principais delas foram selecionadas neste post pelo Blog  Grupo Universitario Ipep – para ajudar você a conquistar a sua ascensão profissional.

Dicas para os coordenadores de áreas:

1- Por mais claro que seja o coordenador de um setor, cada subordinado compreenderá a ordem de uma determinada maneira. Por isso, não é aconselhável direcionar um mesmo trabalho a dois funcionários.

2- Em situações de conflito entre dois funcionários, o melhor a fazer é não dar razão a nenhum deles.

3- Não acreditar que um problema já atingiu o seu ponto máximo também é fundamental, visto que as coisas sempre podem piorar.

4- Não se deve aceitar de imediato a opinião daquelas pessoas que não podem tomar decisões.

5- Delegar algo que depois terá que explicar sozinho não é uma boa ideia.

6- Em situações de impasse total, mandar em vez de convencer é a melhor solução.





Fonte: Diário de S. Paulo

Cansado do seu trabalho?

Saiba identificar se não é o momento de procurar novas oportunidades


Alguns indícios, como queda de rendimento, desentendimentos com o chefe e atritos com os colegas da empresa podem demonstrar que está chegando a hora de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Sinais de insatisfação
- Quando você não tem vontade de levantar da cama para ir trabalhar;

- Se o relacionamento com os colegas está ruim;

- Quando os superiores não dão atenção ao que você fala;

- Salário injusto;

- Se você faz algo que não gosta.

A empresa não precisa mais dos seus serviços

- Quando você demora a receber uma promoção;

- Se o chefe está sempre irritado;

- As tarefas não chegam até você;

- Alguém boicota o seu trabalho;

- Ocorre a contratação de um funcionário que possui as mesmas habilidades que você.

Decida corretamente

- Converse com o seu chefe;

- Faça uma análise a respeito da sua situação financeira;

- Procure outro emprego;

- Pense no bem da sua carreira;

- Entre em contato com o RH da empresa.



Fonte: Diário de S. Paulo